Boa parte de candidatos á vaga de emprego não se atentam à importância dessa ferramenta tão essencial para convencer o entrevistador.
Em partes pela falta de conhecimento sobre como prenchê-lo, ou pela falta de olhar mais crítico para dentro de sí próprio.
O currículo é a melhor maneira de mostrar um pouquinho de você sem que a pessoa tenha-o visto.
Portanto, nada melhor do que transparência, para que você não seja dispensado já na primeira entrevista depois do entrevistador ver que o currículo diz ser alguém, quando você é bem diferente.
Minha experiência com currículo ao longo desses anos foi basicamente não se ater ao currículo, uma vez que, candidatos para o setor de beleza não apresentaram muita habilidade em redação, e as vezes nem sabem se realmente é em salão que desejam trabalhar...
Basicamente recebo os currículos, observo bairro, idade, experiência na área, cursos e se tem filhos.
Sim, eu respondo a pergunta que devem estar me fazendo: E isso não está correto? Sim. Está.
O incorreto está em pensar que um currículo é somente isso. E acho que isso é somente 30% do que deve constar lá!!!
Benefícios de um bom currículo:
Vai definir quais empresas devem chamá-lo: Um contratante sabe quanto pode pagar para cada vaga. Portanto, quanto mais específico você for em seus OBJETIVOS PROFISSIONAIS maior a possibilidade de você não desperdiçar seu tempo indo a entrevista que não condizem com o que você gostaria de receber.
E tem mais, suas habilidades por sí so tratarão de mostrar á um gerente o que ele procura num profissional, e elas devem estar condizentes com o que você diz querer como Objetivo Profissional.
O currículo vai levá-lo diretamente ao modelo de empresa que você deseja trabalhar: Se você sai de um emprego a cada 6 meses, é melhor pensar bem antes de entregar o currículo para uma empresa tradicional, com gerentes aparentemente burocráticos e sistemáticos.
Pessoas que mudam muito de emprego certamente serão questionadas sobre o motivo que o levou a não ter comprometimento com alguma empresa, e nesse caso um bom jogo de cintura cai bem!!!
Pense comigo, o candidato que diz que as "empresas não correspondiam as necessidades dele"...certamente levantará suspeitas (afinal, com funcionário não comprometidos, gerentes rapidamente identificam que não devem segurá-los, e as vezes até pressionam para o funcionário sair por conta própria).
Então pense bem antes de falar, porque falar mal de emprego anterior revela muitas vezes que você vê "o copo meio vazio...quando na verdade deveria vê-lo meio cheio"
Caso você não queira especificar uma função única nos objetivos profissionas, para não limitar suas chances de ser chamado, coloque um setor, por exemplo, um ramo de atividade.
Exemplo: Se você é mulher e cursa a graduação em marketing e pretende trabalhar com pesquisa de mercado. Coloque em seus objetivos: "Setor de Pesquisa de Mercado" ou "Consultorias de Marketing" ou "Departamento de Marketing de grandes e pequenas empresas"
ERRADO: "Objetivo profissional: Atuar conforme a disposição da empresa" ou "Candidato-me a vagas em geral" ou "Recepcionista, atendente, vendedor"... E por aí vai...
Gente, errar faz parte, mas tem coisas que são absurdas, e se você não prestar atenção, errará no português, na coesão do texto e principalmente na transparência de informações. Portanto, seja para qual for a vaga, de atenção ao currículo.
Logo postarei tópicos com detalhes de um currículo bem elaborado.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário