Um salão de beleza deve ser administrado como uma outra empresa qualquer. Necessitando de investimentos, manobras comerciais e financeiras como em qualquer outra empresa. Listo aqui os mais importantes investimentos no universo da beleza:
*Em estrutura (patrimônio),
*Pessoas (treinamento e educação empresarial),
*Capital de Giro,
*Marketing
Vou falar sobre investimento em Marketing. E acredito que nunca, mas NUNCA os profissionais do setor e o dono do negócio possam abandonar esse investimento. Ou mesmo ignora-lo como não necessário.
O Marketing é muito amplo, e nao pretendo nesta postagem entrar nesse mérito.
Mas é importante lembrar que sempre precisamos olhar para os 4 P's e realinhar as nossas estratégias.
*Produto
*Preço
*Promoção
*Ponto
Vamos falar sobre estratégias de Promoção (Divulgação e Comunicação) como sendo gastos com Marketing citados no título.
Em futuras postagens, vou comentar algumas estratégias para os outros P's em salão de beleza.
Estratégia de Divulgação
O mundo hoje é bastante dinâmico, e nossa cliente não fica esperando a novidade chegar até ela.
Constantemente visito blogs sobre o assunto de beleza e vejo que as meninas mais antenadas conhecem vários salões, e não se importam com distâncias. Buscam, experimentam, curtem as redes sociais e muito mais.
As Principais formas de se mostrar presente na mente do cliente é utilizar uma série de ferramentas que serão descritas abaixo. Lembre-se, usar a força de marketing numa semana e depois abandoná-la é desperdício de dinheiro.
Os gastos de marketing em salão de beleza são descendentes. Ou seja, quando você começa a utilizar, eles são altos, principalmente porque você está atacando várias vertentes, mas conforme os meses vão passando e o gestor da empresa alcança um nível de produtividade ideal, esses investimentos irão se focar em ações específicas e onde a empresa tem mais retorno efetivo.
Ferramentas:
Site Corporativo:
-Existem sites gratuitos com ferramentas limitadas mas que auxiliam a empresa a ter uma presença na net. Já os pagos, tem porte e perfil bem profissionalizado. É importante saber passar o conteúdo para o webmaster e também estudar outros sites de salões para evitar os erros deles assim como usar algumas ferramentas que outros possuem.
Facebook
-O Facebook é um meio ótimo para o cliente saber de tudo que está acontecendo no salão em tempo real. Para isso é preciso alimentá-lo constantemente. Preocupando-se com o layout da página e a seriedade do serviço prestado. Muito importante: promoções online devem ser cumpridas á regra. Não prometa algo que não possa cumprir. O consumidor está muito atento a todos os erros que cometemos.
-Caso você é um profissional de beleza e tem uma página pessoal no face, tenha uma postura adequada. Não precisa ser formal em tudo, apenas cuidado com as postagens de cunho religioso, sexual, preconceituoso ou de sátira. Manter-se o mais impessoal possível, melhor. O melhor é fazer uma página de negócios, disponível no face.
Cartas de Aniversário
-É um meio de demonstrar a importância da cliente para o salão. Se você não deseja contratar uma empresa que faça para você, planeje com antecedência. Se o aniversário é em agosto, comece a juntar os cadastros no meio de julho. Consulte os ceps, se ter algum endereço duvidoso ligue para a cliente e confirme. Afinal, o envio de correspondência gera um custo de no mínimo R$ 0,75 por carta, desperdíça-la com devoluções é um custo desnecessário.
Mensalmente gasto pelo menos:
R$ 150,00 com faixas externas de promoções
R$ 140 com cartas de aniversário
R$ 30,00 de manutenção do site.
Estou prevendo trocar meu software de salão standard para a versão corporativa, que distribui emails automáticos para os clientes, isso vai me gerar de custo pelo menos R$ 100,00 por mês. Mas se você pensar que 1 pessoa somente venha até o salão por conta desses emails mensais e gaste R$ 200,00 o investimento já valeu a pena.
Procure a cada 6 meses trocar os panfletos do salão, uma media de valor são R$ 200,00 a cada 2,500 folhetos. Assim como trocar o layout de seu site a cada um ou dois anos, o que seria mais ou menos R$ 500,00.
Numa próxima postagem, falarei sobre outras ferramentas:
Faixas
Cartão Fidelidade
Parcerias
Convênios
Permutas
Panfletagem
Anúncio em Jornal de Bairro
Informativos Internos
Sorteio de Serviços Grátis (que deve ser lançado como investimentos em marketing)
Campanhas Promocionais
Promoções no ponto de venda
Vale-Indicações
Abraços e até mais
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