segunda-feira, 16 de abril de 2012

Passar conhecimento é bom, melhor ainda é se as pessoas absorverem

Recentemente pude avaliar um profissional de Design de Sobrancelhas, novo, cheio de vontade, e boa técnica.
O que faz com que ele tenha boa técnica é o seu estudo, sua percepção, sua observação. Para uma boa técnica de Design de Sobrancelha precisa ter atenção ao detalhe, boa visão, bom conhecimento do material que se está utilizando e conhecer o rosto da cliente, o perfil comportamental.


Após aplicar a técnica correta para o Design com Henna, ficamos todos estáticos observando o rosto da cliente. Por 30 segundos em silencio, ouvimos um "Hum...boa técnica, bonito...". Minha reação imediatamente foi: " Me diga sinceramente, você está se encontrando com esse desenho de sobrancelha?", a resposta da cliente foi positiva. Mas minha experiência insistiu: "Olhe-se atentamente, a imagem que você está vendo de seu rosto e sua expressão, qual é a interpretação que você dá a essa expressão facial?.  A cliente titubeou, mas não falou se estava bom ou não, apenas informou que poderia estranhar porque era algo que ela nunca havia feito.
Entrei em ação. Informei a cliente que a expressão obtida não era a imagem que ela deveria passar. Como detentora de um alto cargo, ela precisa ser sutil em sua imagem pessoal, e procurar dar importância a sutileza de traços pessoais e comportamental, devido a grande evidência de sua ocupação.

Me voltei ao profissional, perguntei-lhe se ela tinha alguma técnica que pudesse remover o produto aplicado, a resposta foi negativa. Levantei, preparei um produto e mostrei a ele que era possivel corrigir, informei que faria uma correção na Henna aplicada.
Após o término, todos elogiaram, e elogiaram o profissional, e expliquei a diferença da técnica e o visagismo.
Era necessário conhecer a atuação da cliente como profissional, observar suas expressões e sua personalidade. O rosto pode expressar algo que não é o que somos ou o que estamos sentindo se a estética facial não ter concordância com o corpo e mente da cliente.
Trabalhamos com emoções, sentimentos e desejos de bem estar, um erro no rosto de uma cliente, será uma experiência negativa para os envolvidos, com uma possível perda da cliente.
Incutir uma mudança precisa ser de forma cautelosa e estudada.
Os resultados no rosto de minha cliente, a deixaram com a expressão de uma pessoa "brava", e após a correção, a cliente que não havia desenho de sobrancelha, ficou com a expressão de alguém decidida e uma bela sobrancelha.
O profissional ficou contente, porque a tecnica foi linda, e aprendeu a ser sensitivo na aplicação da mesma. A forma que eu pude indicar isso a ele não poderia ser melhor: Esperar a reação da cliente, mostrar a ele que nem sempre a cliente vai lhe falar se aprovou ou não. Temos de ser sensitivos e observadores o suficiente para evitar o erro, e ganhar uma nova cliente.

Quero lembrar aqui que o profissional era novo, espera-se que em algum tempo de experiência para um Design de Sobrancelha ou outras funções da área da beleza isso seja mais do que a lição de casa feita completamente, além do mais muitos profissionais não gostam de "dicas", há de se "pisar em ovos" e ter bom senso para criticas.

Fico contente por passar conhecimento, mais contente ainda pela pessoa receber.

Sheila S.

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