segunda-feira, 21 de abril de 2014

Coordenando uma reforma comercial

O seu negócio está precisando de uma reforma? você já se programou? Fez algum orçamento? procurou a fonte do dindin????  beleza...passo tomado então vamos lá!

Quando pensamos em contratar alguém, nós, pequenos empresários não temos condição de pagar uma empreiteira, um arquiteto ou engenheiro, a solução é contratar os prestadores de serviços individuais e tentar ir coordenando e se descabelar geral!!

O mau negócio desse tipo de serviço é que não sabemos o que exatamente pedir, e o cara também não sabe te oferecer a melhor solução! Aí já viu...se prepara para o desentendimento...você porque vai falar que o cara não sabe trabalhar e o profissional que vai falar que você não sabe o que quer...

Colega, na ausência do dinheiro, corra e peça ajuda e opinião de amigos, uma vez que duas cabeças pensam mais que uma. Mas em todo caso, tenho algumas sugestões que são experiências pelas quais passei na montagem do meu terceiro salão...

-Tente fazer orçamento com mais de um pedreiro, eletricista ou gesseiro...
-Tente fazer esses orçamentos sempre iguais, não mude absolutamente nada de uma pessoa para outra, assim você compara direitinho os valores.
-Caso esteja alugando um ponto comercial e precise saber se é viável a reforma daquele ponto, na maior cara de pau fale que você precisa de um tempo para fazer um orçamento e ver se o ponto é viável para você.
-Pergunte sobre o material que será utilizado.
-Questione como os caras executarão o serviço
-Procure saber o tempo que cada detalhe leva.
-Entregue um roteiro de reforma, "primeiro quero isso, depois quero aquilo"
-Exija uma data para entrega, isso será inquestionável, afirme e bata o pé. Antes de contratar um profissional já estabeleça uma data de entrega da reforma.
-Procure avaliar obras anteriores que esses profissionais fizeram, e o porte dessas obras.

Lembre-se de verificar a nova lei de reformas, também de se adequar as normas técnicas para depois conseguir obter o alvará de funcionamento, e não faça nada sem pensar muito antes.

São dicas simples mas espero possa ajudar... eu que já pensei que tinha passado por 2 reformas em casa e 3 comerciais não teria problemas...me enganei muito mesmo, e o meu principal erro desta vez foi não ter feito contrato, ou uma carta se quer de próprio punho combinando os mínimos detalhes que seriam realizados...
Ganhei belas dores de cabeça por falta de entendimento com o gesseiro...além de descobrir no final da obra que o cara não tinha pego obra grande....

Abraço
Sheila Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário