domingo, 20 de janeiro de 2013

Desenvolvendo um PLANO DE NEGÓCIOS - Segundo o livro Estratégias de Negócios para Salão de Beleza e Spa

Bom dia!!!

Pois então empreendedores, quantas vezes ouvimos falar em plano de negócio, plano de ação, plano disso, plano daquilo...e não entende-se quase nada sobre como colher informações para realizá-lo, e qual a forma de se fazer um plano. 
Eu somente tive mais tato com plano de negócio depois de concluir meu MBA. E ainda sim, somente porque eu FIZ um de fato para estudar a viabilidade de um novo negócio. 
Já na graduação são fornecidos os primeiro "indícios" de estudo de mercado e planejamento financeiro. A pós-graduação complementa os estudos, mas sem trabalhar com negócios e sem realiza-los, fica realmente difícil compreende-los.
Portanto acredito que o fundamental para a realização de um plano, é um pouco de conhecimento do mercado, um pouco de conhecimento teórico, muita vontade de fazer pesquisas em livros e na internet e um pouco de experiência.

Como muitos empreendedores não possuem graduação, devem-se ater ao conhecimento e experiência familiar sobre o negócio, e buscar fontes de conhecimento para leitura e ajuda profissional, como o Sebrae.

Tive a oportunidade de participar do programa do Sebrae, "Sebrae Mais, Empresas Avançadas", e ficamos um semestre sendo acompanhados pelo consultor, que nos familiarizou com as ferramentas de análise SWOT, fatores críticos de sucesso, demonstrações financeiras, entre outras ótimas ferramentas.

As informações lidas em livros, estudadas no curso anteriormente também, ficaram mais claras porque foram  aplicadas sob a ajuda de uma pessoa experiente.

De qualquer forma, redigi um texto sobre plano de negócio abaixo, extraído de um livro para a área da beleza, de que gosto muito.
Teoria nunca é demais.
Boa Leitura, 
Sheila Santos


Capitulo 3. Falando de Negócios.


Quando trata-se da abertura de um negócio, muitos empreendedores arriscam-se sem realizar um planejamento bem estruturado por imaginar ser muito cansativo ou até desanimador. Isso especialmente para aquelas pessoas com pouca ou nenhuma experiência na área.
Mas pode ser mais simples, realizando buscas sobre planos mais simplificados e com didática facilmente compreensível.

Desta forma, o empreendedor compreenderá que sem o plano de negócio já é difícil a abertura da empresa, logo muito menos será possível a manutenção diária dela e o vencimento das reais barreiras que se sucedem à abertura.

1º Determine uma data para a inauguração do sua empresa. Através disso você terá definido um período para desenvolver e escrever seu plano. 

Você precisa dar um tempo para pesquisar o "estilo" de plano com o qual se sente mais confortável e o que melhor atende ás suas necessidades. Enquanto faz isso, mantenha seus objetivos em mente.

O que você vai conseguir com seu plano de negócios?
-Vai utilizá-lo para levantar um financiamento
-Desenvolver um plano de ação, ou as duas coisas?

Em seguida, defina que partes do plano lhe são mais difíceis e exigirão assistência de outros profissionais. Com essa informação em mãos, prioriza cada uma das seções do seu plano em relação à dificuldade e comece desenvolvendo uma lista de recursos. Outros proprietários de pequenas empresas na sua comunidade podem servir com  boas fontes para indicação de profissionais. 
Por fim, pense no seu plano como uma ferramenta e use-a para desenvolver um plano de ação definitivo para cada seção.

Isso ajudará a estabelecer prioridades e objetivos à medida que o processo de "redação" continua.

Priorize seus Objetivos


1. Defina uma data para inauguração do seu negócio.
2. Estabeleça um período para desenvolver seu plano de negócio
3. Defina o estilo que lhe seja mais confortável e crie um esquema.
4. Determine as seções do seu plano de negócios que exigirão assistência profissional e comece uma lista de recomendações.
5. Desenvolva um plano de ação para cada seção do seu plano de negócios.

O esquema a seguir destaca as seções típicas de um plano de negócios.
Você pode utilizar outras categorias ou acrescentar algumas subseções mais específicas para o seu caso. Existem muitas variações, portanto, sinta-se à vontade para personalizar seus plano de acordo com suas necessidades. Contudo, é importante observar que os credores vão querer ter acesso a todas as suas despesas e rendimento previsto, bem como saber de que maneira você pretende desenvolver sua empresa, oque deve incluir estratégias de gerenciamento e de marketing. Assegure-se de incorporar esses itens ao seu plano, principalmente se seu objetivo é obter financiamento. 
Cada seção do plano deve conter uma lista de coisas a fazer para ajudá-lo a desenvolver as principais categorias do seu plano de negócios. Uma vez definidas as categorias, você já pode colocar o plao no papel ou pedir ajuda para redigi-lo, caso este não seja o seu forte.

Esquema de Plano de Negócios
1. Sumário Executivo
2. Plano de Marketing
3. Design Estratégico e Desenvolvimento
4. Plano de Operações
5. Plano Financeiro


1. Sumário Executivo

-Identifique claramente o nome e a localização.
-Informe sua real natureza.
-Defina sua missão.
-Escreve uma pequena história dos seus antecedentes e experiência no ramo.
-Identifique os principais funcionários da administração.
-Descreva seus produtos e serviços
-Explique de um modo geral sua estratégia de vendas e marketing.
-Identifique seus maiores concorrentes e descreva sua proposição única de vendas.
-Identifique os fundos necessários.
-Explique os métodos a serem utilizados para obter o financiamento necessário.

Observação: Seu sumário executivo pode ter 2 parágrafos ou várias páginas, atente-se para quem você está redigindo seu plano, principalmente se for para obter financiamentos, as informações devem ser claras, concisas e de fácil leitura.

2. Plano de Marketing

-Ofereça uma visão geral das atuais condições econômicas do setor.
-Identifique os recursos que usará para corroborar suas declarações.
-Identifique seu público-alvo
-Defina seu mercado em termos de quem, o que, onde quando e como.
-Realize uma análise competitiva dos outros negócios do mesmo ramo da sua região. Liste os pontos fortes e fracos.
-Descreva sua proposição única de vendas ou de que odo seu negócio será mlehor ou diferente da concorrência.
-Declare os métodos que usará para atrair novos clientes, inclusive estratégias básicas de marketing, como relações públicas, propaganda, publicidade, marketing direto, promoções de vendas e vendas pessoais.


3. Design Estratégico e  Desenvolvimento

-Defina deus objetivos para o desenvolvimento da sua empresa. 
(por exemplo, você quer ganhar uma determinada quantia ou ser o salão mais famoso da sua área?
-Descreva suas instalações.
-Liste equipamentos e suprimentos a serem usados ou necessários para a operação do seu spa.
-Especifique os produtos e serviços que você irá oferecer em termos de mix de marketing, também conhecido como o quatro "Ps": Produto, Preço, Promoção e Praça.
-Determine quem executará os serviços no seu salão.
-Assinale os profissionais (Esteticistas, massoterapeutas etc.) que contratará para realizar os serviços que serão oferecidos.
-Defina seu método de distribuição. (Por exemplo, quantos endereços você vai ter ou se vai vender produtos pela internet).
-Defina sua estratégia de vendas. De que modo irá implementa-a-la?
-Determine as alianças e métodos relevantes para fazer o merchandising cruzado no seu spa, salão de beleza.
-Identifique os principais fornecedores com os quais irá trabalhar.
-Calcule o custo dos materiais necessários para realizar tratamentos individuais de spa.
-Calcule a quantidade de serviços que você precisa oferecer e/ou produtos que precisa vender para manter um fluxo de caixa equilibrado.
-Identifique seus próprios métodos para manter o controle da qualidade.
-Analise seu negócio quanto aos pontos forte e fracos, oportunidades e riscos (análise SWOT). Isso o auxiliará a identificar onde e como agir.
-Discuta seus planos para administrar o crescimento e a expansão.

4. Plano de Operações

-Explique os procedimentos que irá empregar para tocar seu negócio diariamente (por exemplo, sistemas de contabilidade e de manutenção de dados e informações).
-Liste os recursos e a tecnologia a ser utilizada, bem como o pessoal de nível gerencial, e defina suas funções.
-Descreva as qualificações da equipe-chave.
-Faça um organograma que demonstre claramente quem é responsável pelo que e quem se reporta a quem.
-Explique de que modo seus funcionários irão agregar valor á sua estratégia operacional.
-Explique as políticas e os procedimentos a serem utilizados para fornecedores de serviços e equipe administrativa.
-Decida sobre o método de compensação e os níveis salariais dos seus funcionários.
-Determine a escala de funcionários.
-Identifique os recursos para proteger e manter sua empresa, tais como consultoria jurídica, corretores de seguros, contadores, consultores de recursos humanos, marketing ou relações públicas.

5. Plano Financeiro

-Identifique os custos iniciais.
-Faça uma estimativa de gastos para os primeiros três anos de operações.
-inclua uma declaração de renda mês a mês para o primeiro ano de operações.
-Inclua projeções trimestrais de rendimentos para o segundo e o terceiro anos de operações.
-Forneça um balancete inicial listando os ativos, passivos e valor líquido de sua empresa.
-Crie um balancete inicial listando os ativos, passivos e valor líquido de sua empresa.
-Crie um balancete projetado para o segundo ano de operações do seu negócio.
-Determine um orçamento em espécie.
-Defina seu calendários de tributos.
-Identifique os recursos para o capital.
-Faça uma análise do ponto de equilíbrio.
-Se estiver buscando recursos financeiros para o seu spa, assegure-se de:
*Informar de que modo irá utilizar esses fundos;
*Informar como pretende quitar os empréstimos;
*Descrever a garantia que você vai utilizar para seus empréstimos;
*Calcular o retorno antecipado sobre o seu investimento.


Texto extraído do livro Estratégias de Negócios para Salão de Beleza e Spa
Pagina 51.


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