terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Existe melhor período para contratação de funcionário?

Primeiro um Bom Natal pessoal, um ótimo dia de Natal para todos.


Neste período do ano o comércio e empresas em geral costumam ter problemas com colaboradores que costumam faltar. O que não e nada esperado uma vez que estamos trabalhando com nossa capacidade total e ainda assim a demanda supera nossa capacidade de atendimento. Com quantos comerciantes isso acontece? creio que todos não é mesmo?

Sua empresa pode ter mais de um modelo de gestão de funcionários:
Trabalhar com equipe de apoio, os stand by, por um ano inteiro. Benefício: A qualquer momento se há colaborador faltando ou uma demissão inesperada, a empresa não sente os efeitos de ter poucos funcionários.

Trabalhar com a contratação de temporários para a demanda de final de ano. Benefício: A empresa não tem custos altos no correr do ano. Uma vez que a contratação somente acontece quando a produção da empresa também aumenta.

Trabalhar com quadro de Free Lancer. Sabemos que para o comércio isso não é possível pois o melhor regime é CLT para este setor. Mas com empresas de consultoria, contabilidade e salão de beleza esse método é possível.

Mas atenção. Essa previsão do quadro operacional da empresa não pode ser feita de um dia para outro.
É muito importante a empresa fazer uma previsão de demanda anual.
Por isso nós gestores, enfatizamos tanto a necessidade do empresário fazer o planejamento estratégico da empresa.

Sei que muitos não tem tempo para ficar sentado a frente do computador, mas pessoal, não tem jeito. É necessário que pelo menos um dia na semana, ou algumas horas depois do expediente e a empresa já estar fechada, o empresário dedique algum tempo para entender da sazonalidade do seu negócio.
Anotar o tipo de promoção feita num calendário e observar o retorno de vendas provenientes daquela promoção é um tipo de planejamento estratégico.

Voltemos a previsão de demanda. Esse planejamento deve ser feito observando o histórico de vendas da empresa em cada época do ano, e avaliando as condições de trabalho que os colaboradores tem em cada época.
Exemplo: Em salão de beleza:

Jan, Fev = São dois meses fracos, alguns salões podem ter como fracos FEV E MARÇO, e ter um janeiro forte.
Março, Abril = Como acabaram despesas com material e uniforme escolar das crianças, o ipva, seguro de carro, academia e os gastos da viagem de final de ano, este período costuma ser mais intenso.
Maio, Junh, Julho = Devido ao frio, férias escolares e viagens, o movimento pode cair novamente.
Agosto á Dez = Movimento crescente. Um bom período para manutenção de clientes para o final de ano.
Lembrando que a manutenção de cliente deve ser realizada durante o ano inteiro com várias ações (carta de aniversário, promoção mensal, novidades e ligações de pós-venda).

Planejamento do Quadro Operacional:

Jan, Fev = Demissão de pessoas não comprometidas, pagamento de férias e pagamento de banco de horas acumulados.

Março e Abril = Contratação de novos profissionais, reciclagem, treinamentos, visitar feiras do setor, fazer cursos.

Maio, Jun e Jul = Acompanhar os resultados dos profissionais contratados, nova demissão se necessário, cursos, treinamento, bom período para realizar o planejamento anual (verificar novas linhas de produtos que o salão gostaria de trabalhar, planejar reformas, planejar custos para o final de ano e estudar a demanda dos períodos anteriores com os do ano passado. Verificar se o numero de clientes aumentou em relação ao mesmo período do ano passado.

Agosto em diante = Período necessário de fixar uma boa equipe. Não podem haver demissões. Somente contratações. O cliente que será atendido no final de ano espera encontrar um profissional experiente e bem treinado. Em salão de beleza, um iniciante não aprende o serviço em 2 meses, tão pouco entende em somente dois meses o jeito de administrar do empresário e o resultado no cabelo de clientes de todos os produtos que o salão trabalha.


Notem o que escrevi acima. Atenção as condições de trabalho para os colaboradores.


De jan á maio, tive que confiar demais que os profissionais não saíssem do salão uma vez que tinha perdido duas pessoas em janeiro. O resultado é um colaborador cansado por ter carga de trabalho demais, assim como o empresário cansado também de se esforçar em dobro para fazer o trabalho de gerenciamento e do profissional que está faltando.
Decidi contratar no mês de junho. Procurando me antecipar para o final de ano. E também porque queria dar uma reviravolta na empresa. Mesmo sem poder fazer as contratações eu queria muito renovar o ambiente, e dar oportunidade da empresa crescer mais e eu ter mais tempo disponível para o gerenciamento.

Com as novas contratações, mais da metade de trabalho que estava comigo passei adiante, e passei a ter tempo para fazer o gerenciamento mais eficiente.
Consegui apurar números indicadores individuais de cada pessoa. Aumentar a comissões conforme vendesse mais e estimulá-los mais com bancos de horas e um trabalho mais suave.

Aumentamos o tempo de dedicação as redes sociais e manutenção do site da empresa. Envio de correspondências mensais e promoções específicas.

Além de aumentar a quantidade de atendimentos durante o período inteiro. O aumento de re-visitas no mesmo período aumentou. Devido ao grau de satisfação do cliente.


Mas para decidir contratar não foi fácil. Pois como escrevi, não havia faturamento para gastos sem retorno.
E ser empreendedor é também se arriscar...e foi legal...
O lado negativo é que poderia ter contratado e os profissionais não darem certo, pedir para sair bem no final de ano e o salão perder dinheiro e tempo, assim como se não tivesse contratado poderia perder os funcionários que já estavam no salão. Os danos seriam muito piores.
Neste caso e em muitas empresas acontece isso,  o negócio precisa de investimentos constantes e o grande erro do empresário é ficar parado e ver tudo acontecer sem tomar atitudes.

O empreendedor deve ser o motivo das mudanças, não somente reagir a elas. Se com o pessoal que está na empresa não está legal, é necessário ter uma reserva de capital para contratar novas pessoas e acompanhar a produtividade da equipe. E então decidir se mantém os antigos, ou se contrata outros.
A empresa precisa se renovar constantemente, e em serviços o cliente sente e percebe a necessidade de mudanças.
O processo de compra do cliente tem de ser uma experiência agradável, e por isso os profissionais num salão de beleza são o maior ativo da empresa.


Em todo tipo de negócio existem critérios especiais a serem considerados.

O empreendedor deve  planejar antecipadamente toda decisão que envolve pessoas, porque quando o negócio já está formado e caminhando bem, a ausência de funcionários é um grande problema.

Desejo boa sorte para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e boas contratações!
Sheila Santos

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