domingo, 9 de setembro de 2012

Precisa de um gerente pro seu salão?

Ser gerente sem saber o contexto do dia do cabeleireiro já é difícil, imagine então ditar a ele como ele deve atender as clientes ou como tentar incentivá-lo...
É premissa básica contratar alguém para gerenciar que tenha alguns conhecimentos básicos de gestão. E no mínimo empatia para tratar com pessoas.
Vamos aos fatos reais:
-É o cabeleireiro e assistentes que sabem como é a rotina dos serviços em geral
-Gerentes tem menos tato com tempo de atendimento de cada serviço, a não ser que isso seja cadastrado no sistema do salão previamente, mediante pesquisa de mercado, é essencial conhecer o tempo de atendimento de uma limpeza de pele, de luzes...entre outros.
-Quantas pessoas se consegue atender no mesmo momento? O controle da agenda é importante, e o bom treinamento da recepcionista para  a distribuição do cliente é determinante para um bom atendimento.
-Saber o que é tendência e buscar novidades fazem parte do trabalho do gerente. Estar por fora do que acontece no mundo da moda, nas feiras de cabelo e nos salões internacionais vão lhe gerar a insatisfação de clientes e de profissionais.
Gerentes normalmente são responsáveis pelas compras, sabendo que clientes e cabeleireiros adoram novidades, as comprar precisam ter atenção especial e inclusive calendário para entrada de produtos novos.
Ter serviços e produtos diferentes para usar e indicar como manutenção deve fazer parte de pautas de reuniões entre profissionais e gerentes.
-Um gerente deve ter o feeling, uma "percepção" para ver se a cliente gostou do serviço ou não.
Para tal deve estar antenado na forma de trabalho de cada profissional: como um faz uma escova cacheada e soltinha e outro faz uma escova mais lisa e alinhada, o certo não existe. Existe o bom senso para perceber o que a cliente gosta, e poder direcioná-la a alguém que atenda suas expectativas.
-Falar a mesma língua é importante. Portanto se o estilo do salão é descontraído, todos usam cabelos rosas e azuis, saem para a balada toda sexta e sábado, ter um gerente que é super burocrático, gosta de tudo muito certinho e não gosta de moda, resultará num grande conflito de interesses. Pense que esse gerente certinho não vai aliviar se alguém chegar 15 minutinhos atrasados num sábado porque alguém perdeu a hora, quando uma simples conversinha de camaradas resolveria, pode ser provocada uma bela disputa para ver quem manda em quem...
Se você está se candidatando ao cargo de gerente e trabalha no salão como profissional, lembre-se também que um dia você foi um colaborador como outros, sendo muitas vezes até amigo de muitas pessoas, e passar a ser chefe, orientando e muitas vezes tendo que corrigir um fato  ou outro pode gerar  desentendimentos, e nisso está a importância de outro detalhe:
Pessoas com perfil para gerência, tendem a ser pessoas mais políticas quando são colaboradores.  São pessoas que sabem intermediar entre o interesse do chefe e o interesse da equipe. Evite contratar para supervisionar ou gerenciar quem gosta muito de amizades. Pois seu novo papel pode ser influenciado pelos interesses pessoais.
Portanto quando o salão for contratar um gerente, observar aspectos de socialização, percepção de atitudes e comportamentos, ser um constante perseguidor de novidades, estar menos suscetível as variações de humor que normalmente todos nós temos e se colocar na pele de quem está atendendo o cliente no face-to-face, frente a frente...
Grande Abraço
Sheila Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário