domingo, 9 de setembro de 2012

Aspectos importantes do perfil de um gerente de salão

Assim como qualquer outra empresa precisamos ter habilidade no tratamento com pessoas, ter a famosa empatia, cordialidade e saber entender o que o cliente diz. Dada a importância dos relacionamentos pessoais e do estímulo da auto-estima de suas clientes por parte de cada profissional, posso dizer que ter essa habilidade é um dos recursos mais importantes para se ter sucesso na área.
Julgo que a paciência é um dos fatores mais importantes. Em 10 anos mudei de humor, de estado de espírito, de comportamento e até os meus gostos, e sem o "Dom" da paciência tanto funcionários quanto gestores acabam mudando de salão, mudando até de ramo com mais frequência, achando que o problema está a sua volta, e então o mundo é o problema, nunca você mesmo não é?.
Como estava dizendo, além da empatia e outros aspectos da personalidade importantíssimos para um salão, ainda temos a competência técnica como fator determinante.
Sim, competência técnica é fator determinante para qualquer empresa.
Eu não vou contratá-lo porque o achei bonitinho ou porque simpatizei com você, mas por identificar traços em sua personalidade que correspondem com as competências humanas e técnicas que o salão exige.
Principalmente se temos planos para expansão do negócio, é necessário ter funcionários que colaborem com o up-grade da empresa. Que demonstrem empenho no momento de baixo movimento, que explorem suas metas pessoais e ajude o grupo a se desenvolver. 
O que escrevi é uma forma muito bonita de visualizar um salão de beleza, mas todos sabemos que a prática não é assim. Existem três fatores de peso para seu salão de beleza tornar-se um ambiente desagradável e não profissionalizado:
*Existem inúmeros salões onde o profissional está insatisfeito com tudo. Com seus rendimentos, com o salão, com os colegas de trabalho. Vamos lá! Será que ninguém percebe que esse "ser humano" não se ama e será impossível prestar um bom atendimento a todos? Ele pode ser ótimo profissional, mas não quer fazer o que está fazendo!!!!! Está mais do que óbvio!
*A área da beleza tem o estigma de que todos os seus profissionais vieram para esse ramo por falta de oportunidade de estudo e de trabalho.  Essa forma de pensar sobre salões é arcaica, mas são os profissionais que nelas estão, que durante suas conversas com os clientes, falam: "na realidade eu queria ser engenheiro, arquiteta, designer..."  Será que esses profissionais não percebem que estão se desvalorizando?
Hoje, um bom profissional é bem remunerado. E para ser um bom profissional precisa de estudo e dedicação a profissão. Se sua cliente pensa que você, profissional da beleza, é um coitadinho, cuidado...pois pode estar transmitindo uma imagem extremamente negligente sobre sobre área de atuação. Não permita isso, honre sua profissão.
*Aspectos comportamentais negativos existem muitos exemplos, tanto quanto gestão péssima. Eis alguns exemplos de uma péssima gestão: Gerentes que não sabem que salão de beleza precisa ter ordem e organizaçao, para eles tudo é uma eterna brincadeira, e seu trabalho resume-se ao caixa. Gerentes que "mandam", são péssimos gerentes e há os gerentes que roubam o dono do salão...roubam a personalidade da empresa, roubam dinheiro, perdem clientes por não fazer pós-venda...
Sabendo disso, pode ser até necessário contratar como gerente alguém até que já tenha sido cabeleireiro. Pois dificilmente alguém respeitará um gerente que somente sabe fazer lançamentos no sistema, conferir estoques e recepcionar cliente. Pessoal, isso não é gerenciamento!!!!
Infelizmente, esses fatores podem não ser identificados NUNCA!!! É possível? Sim.
Muitos salões ficam abertos por anos, naquele mesmo lugar, com aquele mesmo dono, do mesmo jeito. O dono não pretende expandir os negócios, não contrata pessoas diferentes por insegurança de perder a clientela já formada e nunca sai da sua zona de conforto.
Quem não sai da zona de conforto, não muda, não melhora, não evolui.
Então os aspectos mais importante no perfil de um gerente seriam:
-Preferencialmente ter trabalhado em salão de beleza, como cabeleireiro, assistente ou recepcionista
-Entender os anseios dos profissionais, seus receios com a sazonalidade,  procurar informar-se sobre o que está passando na vida de cada um, não envolver-se pessoalmente e não querer palpitar na vida da pessoa.
São em conversas informais com clientes, com outros profissionais ou quando o próprio gerente está observando o salão e observar comentários bobos, que parecem brincadeiras, que o gerente deve captar informações importantes. Existem comentários que sempre tem uma segunda intenção e o gerente deve saber captar e compreende-lo. Exemplo: Seu funcionário fala que vai fazer uma viagem em janeiro para um cliente, e você estava próximo, ouviu sem querer, grande detalhe: Você não autorizou férias além de já propor folgas para outro na mesma data, não espere chegar janeiro para ver que ele o deixou na mão.
Pense cautelosamente e friamente antes de falar com o profissional. Faça o cronograma da agenda do mês de janeiro com calma, faça uma reunião sem intenções negativas (não queirar brigar), e fale com a equipe que você estava pensando em montar uma escala de ausências formalizadas. Pergunte quem teria interesse em ter uma pausa para descanso, folgas...e quando gostariam de folgar. Informe que você procurará encaixar a necessidade da empresa com a do profissional.
Com certeza o profissional, que não comentou nada com você, imaginará que a empresa entende os anseios deles e se antecipa aos eventos, evitando desgastes com discussões sobre ausências ou até mesmo faltas inesperadas.
-Saber liderar, não mandar. Um bom gerente orienta para um bom caminho, e sempre falando o porque aquela forma de trabalhar é melhor do que outra. Impor ordens afasta as pessoas.
-Saber mostrar que determinadas atitudes são necessárias, mostrar o porque de algumas decisões para a equipe para que ela não erre novamente e colabore com as decisões futuras do gerente. Ex: Fazer uma reunião para falar porque determinado profissional foi mandado embora, e que antes de demití-lo foram-lhe dadas diversar oportunidades de melhorar onde estava errando.
-JAMAIS, Jamais mesmo falar mal de um profissional para outro ou demonstrar preferências. Um gerente deve ser imparcial.
-Gerentes devem identificar em que serviço cada profissional é melhor. Quando você conhece o perfil da sua equipe, você distribuirá as clientes de acordo com o que elas procuram, de acordo com o conhecimento de cada profissional. Ex: Tenho um profissional bom para sobrancelhas, melhor que os outros, e um bom para luzes, então deixe também a cliente fazer cada serviço com o melhor profissional.
-Permita que seus clientes conheçam todos os profissionais. Deixe sua cliente optar por quem quer ser atendida, mas deixe-a ciente "da forma mais sútil e inteligente possível" que quando determinado profissional não estiver disponível, que ela também gostará daquele "outro profissional", ela não precisará buscar outro salão que conhece deixando o seus outros funcionários livres somente porque o que ela gosta está ocupado.
-Explore a capacidade de integração do seu grupo, fazendo com que eles falem bem de outros profissionais, e que ofereçam ajuda. A empatia deve ser trabalhada  pelo gestor do salão. É um grande erro imaginar que os profissionais "devem" ser assim. Na verdade, o ser humano tem uma tendência natural á concorrência e a desorganização, então gerenciar significa por a casa em ordem, ensinar, dia após dia, falar dia após dia sobre não ter medo da concorrência interna, ajudar é o melhor negócio, colaborar em equipe sempre trás mais cliente, porque elas gostam do atendimento e começa um efeito de indicação em cadeia, e todos os profissionais ganham.
-Um gerente não deve nunca parecer arrogante, ou querer parecer melhor do que os profissionais somente porque é gerente. Da mesma forma que ele deve explorar as habilidades técnicas do profissionais, ele deve mostrar que é gerente, porque tem a habilidade técnica de organização e de liderar pessoas. Por isso está lá.
-Um gerente deve ouvir, ouvir e ouvir mais ainda. Faça reuniões, busque soluções. Peça para que as pessoas troquem opiniões sobre a personalidade um do outro em reuniões. Solicite opiniões.
-Não admita fofoca.  Caso alguém lhe comente que outro está falando mal de você, agradeça a boa vontade daquele que veio lhe falar, mas procure ficar atento as pessoas envolvidas na fofoca, não mostre insegurança e não se envolva pessoalmente com o ocorrido. Apenas começe a ficar atento.
-E uma das ferramentas mais importantes para um gestor é saber mostrar o quanto a empresa está produtiva. E também se a equipe deve melhorar o movimento.
Em salões que possuem administrador financeiro, este deve passar para o gerente o que deve ser melhorado. Um bom gerenciamento do movimento do salão não é entupir a agenda dos profissionais, isso acumula clientes insatisfeitos pela demora no atendimento. Mas sim, mostrar em "percentagem" ou número de clientes o quanto precisa melhorar em atendimentos/dia e ajudá-lo a criar promoções que atrairão novos clientes.
-Um bom gerenciamento de movimento é respeitar o prazo de atendimento do profissional, e se ele está fora do prazo, isso deve ser conversado pessalmente e tentar reciclar a forma que esse profissional está trabalhando para diminuir esse tempo alto. Mandá-lo a bons treinamentos, perguntar a ele se existe alguma técnica que gostaria de saber mas tem vergonha de perguntar a outro profissional já são boas técnicas para aproximar-se de sua equipe.
Salões de beleza estão se profissionalizando dia a dia, assim como nascem novos salões dia a dia. Atualmente, os novos donos de salão estão chegando mais atualizados, estudados e de olho na parcela bilionária que tem se tornado o mercado da beleza. Queira fazer parte do time de bons salões, preocupados com as normas técnicas da vigilância sanitária e com bom profissionalismo para enfrentar a concorrência.
E para finalizar, falando sobre vigilância sanitária, é imprescindível o gerente do salão controlar de perto as esterilizações e a higiene do estabelecimento.
O autoclave é um equipamento importantíssimo em salão de beleza e clínicas de estética. Caso você utilize em seu salão os antigos forninhos, saiba respeitar o tempo determinado pela Anvisa, sem abertura da porta para que o ciclo de esterilização não seja interrompido.
E outro alerta, em clínicas e salões, nem todas manicures tem o material de  inox para ser usado em autoclave. O que enferruja seus materiais. Observe se as manicures não burlam o sistema de esterilização, falando que esterilizaram seus utensílios, mas na verdade não o fizeram. Fique sempre atento.
Boa sorte!!!
Sheila Santos





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