quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Advertência escrita - Como advertir sem criar inimizade com o colaborador

A advertência provavelmente é um documento que gera bastante incômodo entre a empresa e colaboradores.

Importante ressaltar, com todos os colaboradores. Não somente com quem recebeu.
Como gestora não procuro dar advertência moral, quanto mais escrita. Mas reconheço a necessidade, e quando for preciso, aplico.

Gosto de chamar a advertência verbal como: "bate papo". Numa conversa informal, no momento certo, fala-se o que pretende de forma objetiva e cautelosa, com tom de voz passivo e um certo carisma, não tem porque o colaborador se irritar, afinal você e ele somente estão "batendo um papo".

Mas para casos onde ela realmente é importante, tenho algumas dicas de como aplicá-la:

-Certifique-se o real motivo da advertência. Aplicar uma advertência por algo que alguém disse, fofocas e boatos, não é certo. O colaborador pode até não ser ético, e realmente fazer algo "escondidinho", mas não o pune sem provas.

-Seja honesto. Não faça rodeios quando for explicar a advertência, com educação lhe informe que já foram tratados em reuniões acontecimentos semelhantes e seus possíveis efeitos, e que a causa da advertência é para que a pessoa não torne a errar, e não começar a ficar descomprometido com a empresa.

-Tenha testemunha. Confrontar um colaborador e não ter provas contrárias não será bom para a reputação do gerente. Gerando desconforto entre todos os colaboradores e desconfiança. Como se por qualquer motivo a empresa agora começasse a advertir.

-Tenha advertido-o verbalmente em momento anterior. Isso torna as relações mais transparentes.

-Tenha feito reunião sobre o tema da advertência anteriormente. Exemplo: Comunicar a todos os funcionários sobre métodos de trabalho da empresa. Informar o jeito que o gerente trata com as pessoas, momento de pedir reuniões, momento de brincadeiras, como se portar na frente do cliente...enfim, vários assuntos que não são escritos em um caderno e dados ao colaborador, mas que de certa forma seriam interessantes de serem sempre anotadas como ata de reunião.

Por último, a advertência irá recuperar o profissional ou "desanda-lo" de vez?????
A equipe vai entender? Você terá que fazer uma reunião para explicar?

São questionamentos que somente um gerente pode responder. Vale avaliar o clima da empresa, quanto esse profissional advertido é querido por outros funcionários, e se trará algum resultado positivo para o bom andamento da gestão de pessoas da empresa.

Pense, reflita, pense e decida, e se decidir fazer, faça com convicção porém com humildade. Não maltrate ou demonstre raiva.
É difícil, mas tentar ser imparcial e falar que você deseja que o profissional melhore suas ações é o começo para que algo que começa ruim, pode se transformar em bom...


Abçs
Sheila Santos

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